Importância da luz no processo fotossintético

23/08/2021

A luz para a vida

A luz é um dos elementos essenciais para a existência de vida na Terra, já que ela é utilizada como fonte de energia pelas plantas. O sol emite uma quantidade absurda de energia, tanto é que nós seres humanos nem conseguimos fazer tanto uso assim dela, já que só conseguimos produzir vitamina D, por outro lado, as plantas conseguem utilizar essa energia de uma forma muito mais eficiente que os humanos, elas utilizam para a produção de glicose.

Fotossíntese

O processo no qual a luz solar é transformada em energia química recebe o nome de fotossíntese, nesse processo as plantas absorvem a luz por moléculas orgânicas especializadas, por pigmentos que são encontrados nos cloroplastos de células vegetais e com água e gás carbônico elas transformam a energia solar em glicose, e com isso liberam oxigênio na atmosfera, como vemos na imagem a seguir.

Pigmentos

Como já vimos, na fotossíntese a luz solar é absorvida pelos pigmentos e transformada em energia química, esses pigmentos absorvem apenas comprimentos específicos de luz visível, e refletem os outros. É chamado de espectro de absorção o conjunto de comprimentos de onda absorvido por um pigmento, e aqueles que não são absorvidos são refletidos, existem 3 tipos de pigmentos principais utilizados para a fotossíntese, clorofila a, b e βcaroteno. Todas as algas, plantas e cianobactérias fotossintéticas possuem a clorofila a, e somente as algas verdes e plantas contêm a clorofila b, já que a clorofila a tem um papel principal na fotossíntese, todos os outros pigmentos são chamados de pigmentos acessórios, isso inclui tanto os outros tipos de clorofilas quanto os carotenoides. A cor verde que as plantas tem. na verdade é uma quantidade grande de clorofilas a e b, refletem a cor verde.

Carotenoides 

Os carotenoides são outro grupo importante de pigmentos que absorvem a luz azul-esverdeado e violeta, porém sua eles tem outra função, tão importante quanto ajudar na absorção de luz, resumidamente eles tiram o excesso de energia solar, mas de fato eles dissipam essa energia em forma de calor, assim o mecanismo fotossintético não é danificado.


Vemos abaixo, um espectro dos principais pigmentos para a fotossíntese

Autor do artigo
Rodrigo Rodriguez Tato Gama da Silva

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora