Espectro elétromagnético

09/06/2021

Vocês com certeza já fizeram um raio-x, ou utilizaram o micro ondas, talvez ja tenham escutado "passem protetor solar para se proteger dos raios UV (ultra violeta). Bom, Saibam que todas essas energias fazem parte de um só grupo, o Espectro Eletromagnético, fazem parte também desse grupo: a luz visível (o que nós vemos), a infravermelha (aquela vista com a ajuda de óculos de vísão térmica, por exemplo) e os raios gama (sim, aqueles que supostamente causam a transformação do Bruce Banner no Hulk, lembrando que se trata de uma ficção). Mas enfim, o que é o Espectro Elétromagnético?

Espectro eletromagnético é uma escala de radiações eletromagnéticas. Nele estão representados os 7 tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama.

As ondas se propagam à velocidade da luz e, com exceção da luz visível, são todas invisíveis a olho nu.

Para que Serve e Como é Utilizado?

O espectro eletromagnético mede as ondas eletromagnéticas. Elas têm a mesma velocidade, mas diferem em frequência e em comprimento. Essa mediação é feita através das faixas do espectro, que indicam a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.

Hoje já existem dispositivos capazes de captar essas ondas há Anos-luz de distância, assim nós mesmo distantes podemos dizer do que é composta a superficíe de um planeta à partir das ondas refletidas, apesar de que o que captamos representa do que o planeta foi composto, se levarmos em conta o tempo que as ondas levam para chegar até nós.

Você acredita em fantasmas? Caso não, olhe para o céu  noturno, cada uma dessas luzes pode estar morta há muito tempo.

Frequência e Comprimento das Ondas Eletromagnéticas

O espectro é colorido porque cada uma das ondas oferece a sensação de uma cor, cores essas que estão associadas às suas frequências.

Desse modo, as ondas mais longas localizam-se mais próximo do vermelho. Por sua vez, quanto menor, mais perto do azul.

As ondas que têm a frequência mais baixa são as mais longas. As ondas que têm a frequência mais alta são as mais curtas.


Ondas de Rádio

As ondas de rádio ficam numa das extremidades do espectro e são as que têm a frequência mais baixa e o comprimento mais longo.

Micro-ondas

Logo a seguir às ondas de rádio, localizam-se as micro-ondas, as quais continuam com frequências baixas e menos compridas do que as ondas de rádio.

Infravermelho

Já mais ao centro do espectro, o infravermelho localiza-se ao lado da luz visível. Assim, apesar de não poder ser visto a olho nu, o infravermelho pode ser visto através de equipamentos.

Luz Visível

A luz visível, tal como o nome indica, é a única onda eletromagnética que pode ser vista a olho nu.

Raios Ultravioleta

Do outro lado da luz visível localizam-se os raios ultravioleta. Apesar de não ser visível, os seus efeitos podem ser sentido. É o que acontece quando nos expomos ao sol.

Raios x

Na sequência dos raios ultravioleta, estão os raios x, os quais também são invisíveis ao olho humano.

Raios Gama

Na outra extremidade do espectro localizam-se as ondas que têm a frequência maior e o menor comprimento, os raios gama.

Autor do artigo
Pedro Mariano dos Santos

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora