Câmara escura de orifício

29/08/2021

Origem

A Câmara Escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. É uma caixa composta por paredes opacas, que possui um orifício em um dos lados, e na parede paralela a este orifício, uma superfície fotossensível é colocada.

Apesar de ter sido desenvolvida realmente no século XIX, pelos precursores da fotografia, há relatos do uso da câmara escura desde a Antiguidade, pelo filósofo grego Aristóteles, que a utilizava para fazer observações astronômicas. Mais tarde, no século XI, o árabe Ibn al-Haitham também fez referência à câmara escura como auxiliar na observação de um eclipse solar. No século XIV, alguns artistas já utilizavam a técnica da câmara escura como auxiliar na produção de desenhos e pinturas. Em seguida, no Renascimento, Leonardo Da Vinci escreveu sobre o mecanismo de captura de imagens. Posteriormente, no século XVII, foi colocado um sistema óptico, a fim de melhorar a qualidade e a captura das imagens.

A relação do tamanho do orifício com a nitidez do objeto trazia um problema. Quanto menor o orifício, mais nítidos são os traços, no entanto, com a diminuição da entrada de luz, havia um considerável escurecimento da imagem produzida. Por este motivo, foi desenvolvido o mecanismo de uso de lentes em 1550, pelo físico italiano Girolamo Cardano, que utilizou uma lente biconvexa. Cardano levou em consideração a capacidade de refração do vidro, que convergia os raios luminosos refletidos no objeto, formando assim uma imagem puntiforme, nítida e clara.

Funcionamento

A câmara escura se trata de um recipiente com entrada de luz controlada, nele há um pequeno orifício no centro de um dos lados de um objeto (caixa, cilindro...), no lado oposto ao orifício há uma abertura e um anteparo translucido, esse objeto quando apontado a um ambiente luminoso reproduz sua imagem no anteparo, porém invertida por conta da propagação retilínea da luz, os raios de luz que saem de cima do ambiente são vistos na parte inferior do anteparo, e assim por diante. 

Autor do artigo                                          Autor do vídeo
Pedro Mariano dos Santos                    Luiza Matias Arruda

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora